Unwritten

Escrever, escrever e escrever....
Deixar as palavras formarem frases, parágrafos e textos... Contar notícias, tragédias, cartas de amor, cartas de saudades, de alegria, mensagens de reflexão.Buscar em coisas escritas aquilo que não se encontra ao escutar.Achar no meio de um livro antigo uma rosa seca e, ao ver, recordar o passado.
Desligar-se do mundo ao ler um livro, entrar na história e ser o narrador observador.E por alguns instantes esquecer de tudo.

Eu escrevo por hábito, por gosto, porque quando escrevo esqueço do mundo ao meu redor, as palavras chegam na minha mente e eu simplesmente as escrevo.Podem não ter significado pra você, mas para mim, sempre tem.

Nossas vidas são como livros, a cada dia uma nova página é escrita.

18 fevereiro, 2008

"A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo" (Merleau - Ponty)

Esta frase seria uma das melhores - senão a melhor - definição sobre o que é Filosofia.
Filosofar basicamente seria ver de outra forma, mas como??? Indagando, iterrogando, questionando e refletindo sobre TUDO. Sócrates é considerado o pai da filosofia, pois apesar de alguns documentos históricos afirmarem que ele não possuía beleza alguma, Sócrates tinha o domínio da palavra, desenvolveu o DIÁLOGO em que prendia a atenção das pessoas. Questionava a Religião e o Poder (que são os pilastres principais de qualquer sociedade) além de romper dogmas. Uma de suas frases mais conhecidas é : "Só sei que nada sei". E ela se torna a cada dia mais real à medida que descobrimos que não somos capazes de desvendar alguns mistériso da natuteza.
Platão foi um discípulo de Sócrates que transcreveu o que o mestre lhe dizia, mas quem garante que esses pensamentos foram transcritos fielmente sem a opnião de Platão? Mas o que nos importa atualmente não é questionar essa origem e sim conhecer um pouco mais dessa linha de pensamento que nos refletir sobre a vida.

Algumas definições:
Pensamento: é aquilo que você diz sem ter um conhecimento aprofundado sobre o tema. - "Mecânico"
Reflexão: é aquilo em que você revê constantemente atos e ações, induzindo a ter um conhecimento aprofundado. - "Conceitos"

Para que haja um avanço é preciso obter novos conhecimentos e, para que isso aconteça, é necessário que surja dúvidas e conseqüentemente perguntas para sanar essa curiosidade.

Hoje foi uma breve introdução à Filosofia, espero postar mais coisas à medida que vou aprendendo nas aulas, pois assim crio uma utilidade para esta matéria que ao meu ver não tem tanta importância para meu curso.

4 comentários:

[Red Skin] disse...

ótimo texto
filosofia é uma matéria interessante. mas ao meu ver ela foi subvertida quando a transformaram numa matéria de mao única "professor-aluno". filosofia é antes de tudo, debate, reflexão exaustiva sobre a realidade. e infelizmente, o que fizeram com ela não é produtivo pois os professores têm que cumprir horário, avaliar pontuação de aluno, sem deixar espaço para oque realmente importa, que é a formação (quase) espontânea de conhecimento!

mas adorei a ideia de ler mais sobre filosofia no seu blog xDD vai ser ótimo!
bjsss

Nucifera disse...

Filosofia... eu tb pensava q não tinha importancia nenhuma pro curso q keria... mas aí, acabei descobrindo q filosofia não tem nada a ver com cursos, ou provas... filosofia é vida!!!!!

Filosofia é td d bom!!!!!

ah! alias, resolvi aderir a campanha "faça um blogueiro feliz: comente!"

rsrsrsrs

bacana seu blog!!!
passarei aki sempre q possivel!!!!

=****

ingrid disse...

adorei seu blog...
tenho um voltado para os questionamentos e poesia entre outras coisas...
http://ingridfofao.blogspot.com/
e realmente é isso filosofia é importante...mas o que vemos em sala de aula é uma pseudo-filosofia...então filosofia torna-se uma mera matéria como qualquer outra...o que me da suporte no meu curso, dentro desse cadeira, é o fato de haver um grupo de estudo, que funciona como monitoria...que podemos questionar mais..falar mais...aprender mais..e filosofar bem mais..

Anônimo disse...

mt obg me ajudo mt vlw...