Unwritten

Escrever, escrever e escrever....
Deixar as palavras formarem frases, parágrafos e textos... Contar notícias, tragédias, cartas de amor, cartas de saudades, de alegria, mensagens de reflexão.Buscar em coisas escritas aquilo que não se encontra ao escutar.Achar no meio de um livro antigo uma rosa seca e, ao ver, recordar o passado.
Desligar-se do mundo ao ler um livro, entrar na história e ser o narrador observador.E por alguns instantes esquecer de tudo.

Eu escrevo por hábito, por gosto, porque quando escrevo esqueço do mundo ao meu redor, as palavras chegam na minha mente e eu simplesmente as escrevo.Podem não ter significado pra você, mas para mim, sempre tem.

Nossas vidas são como livros, a cada dia uma nova página é escrita.

08 maio, 2008

III Simpósio de PET/CT em Oncologia: Neoplasias Torácicas



Esse simpósio foi realizado no Hospital Sírio Libanês nos dias 28 e 29/04 em São Paulo.
Foi muito bom, de uma ótima organização e o nível de conhecimento dos palestrantes excepcional.

Tivemos a oportunidade de assistir palestras com o Dr. Homer Macapinlac, do M.D. Anderson Cancer Center e com o Dr. Steven M. Larson, do Kettering Cancer Center. Além dos doutores Edwaldo E. Camargo, diretor do núcleo de medicina nuclear do hospital e Dr. Riad Younes, diretor clínico. E outros excelentes profissionais que participaram.


O foco desse simpósio foi mostrar a importância dessa nova técnica de diagnóstico na oncologia que vem demonstrando ótimos resultados, mas ainda é recente. O PET/CT é a junção da técnica do PET com a tomografia computadorizada para se obter maior precisão de dados e maior detecção de alterações metabólicas em locais específicos do corpo humano.


Para se realizar o PET é utilizado o FDG-F que é um radiofármaco semelhante a molécula de glicose que, ao ser injetado na pessoa, contrasta os pontos em que há alterações metabólicas, aparecendo na imagem como pontos escuros. O FDG ao entrar na célula não é metabolizado, sendo assim, o paciente não elimina água e nem ar radiotivo.
O Hospital Sírio Libanês é o pioneiro em utilizar o PET/CT no diagnóstico e tratamento oncológico. Não vou me aprofundar, mas quem estiver interessado vale a pena pesquisar mais sobre o assunto.

Ah! Quem quiser ver as fotos da viagem é só clicar na imagem.

Simpósio em São Paulo

1 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.