Esse simpósio foi realizado no Hospital Sírio Libanês nos dias 28 e 29/04 em São Paulo. Foi muito bom, de uma ótima organização e o nível de conhecimento dos palestrantes excepcional.
Tivemos a oportunidade de assistir palestras com o Dr. Homer Macapinlac, do M.D. Anderson Cancer Center e com o Dr. Steven M. Larson, do Kettering Cancer Center. Além dos doutores Edwaldo E. Camargo, diretor do núcleo de medicina nuclear do hospital e Dr. Riad Younes, diretor clínico. E outros excelentes profissionais que participaram.
O foco desse simpósio foi mostrar a importância dessa nova técnica de diagnóstico na oncologia que vem demonstrando ótimos resultados, mas ainda é recente. O PET/CT é a junção da técnica do PET com a tomografia computadorizada para se obter maior precisão de dados e maior detecção de alterações metabólicas em locais específicos do corpo humano.
Para se realizar o PET é utilizado o FDG-F que é um radiofármaco semelhante a molécula de glicose que, ao ser injetado na pessoa, contrasta os pontos em que há alterações metabólicas, aparecendo na imagem como pontos escuros. O FDG ao entrar na célula não é metabolizado, sendo assim, o paciente não elimina água e nem ar radiotivo. O Hospital Sírio Libanês é o pioneiro em utilizar o PET/CT no diagnóstico e tratamento oncológico. Não vou me aprofundar, mas quem estiver interessado vale a pena pesquisar mais sobre o assunto.
Ah! Quem quiser ver as fotos da viagem é só clicar na imagem.
![]() |
Simpósio em São Paulo |
1 comentários:
Postar um comentário